De 13 de Maio de 2006 a 31 de Dezembro de 2012, o meu primeiro blog

//Subscrever

Posts

Sexta-feira, 15 de Maio de 2009

Na próxima quarta-feira, 20 de Maio, pelas 21:00h, no Café/Restaurante D. Carlos (à Zona Verde, Mondim de Basto) vai ter lugar o segundo fórum aberto dedicado à problemática dos desafios civilizacionais, consequência do fim iminente do petróleo a custo acessível e das mudanças climáticas (uma evidência) atribuídas, por alguns cientistas, às elevadas concentrações de dióxido de carbono.

Seguindo o modelo utilizado no primeiro fórum, realizado a 26 de Abril, no início da sessão será visionado um filme, destinado a lançar a temática a debater. Escolhemos o filme, legendado*, “A história das coisas” (20 minutos) que nos confronta com a lógica consumista do nosso estilo de vida, a ponto de demonstrar o quanto tem de absurdo, por se basear no pressuposto de que os recursos são inesgotáveis (paradigma do século passado). Seguir-se-á um debate franco e aberto em que a tolerância e a aceitação da diferença são as regras básicas.
Este modelo de encontros é sugerido por Rob Hopkins a partir do seu livro “Manual da Transição” [resumo em versão portuguêsa] que está na base da criação de “grupos Transição” em mais de meia centena de cidades e vilas europeias, principalmente no Reino Unido (país de origem) e na Irlanda. A palavra “resiliência” é uma das mais importantes do glossário deste Movimento aberto (porque não se constitui formalmente). Designa a “capacidade de se adaptar às mudanças”, “elasticidade” ou “rápida recuperação”…
Sê resiliente. Vem participar.
 
* pode ver o filme legendado, neste preciso momento: siga o "link" e escolha a sua língua de preferência...
JNobre às 18:42

De
  (moderado)
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Este Blog tem comentários moderados

(moderado)
Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres