De 13 de Maio de 2006 a 31 de Dezembro de 2012, o meu primeiro blog

//Subscrever

Posts

Domingo, 03 de Outubro de 2010

A crónica de Outubro que escrevi para O Basto “on-line” foi publicada dois dias depois da inauguração oficial do edifico do “Centro Escolar Mondim Oeste”. Para não ser demasiado extenso, como creio ser conveniente àquele contexto, procurei, em três parágrafos, “abrir portas” para um olhar contemporâneo sobre a educação, susceptível de influenciar uma leitura sobre o modo com foi concebido este novo equipamento da paisagem urbana e humana da Vila de Mondim de Basto.

A fruição de uma obra de arquitectura ou de uma intervenção urbana é uma experiência complexa que se processa no Tempo, seja de um ciclo da vida pessoal, seja da história de gerações de uma comunidade. Esta “apropriação” do edificado pelos utilizadores, que se opera pela sua utilização regular e continuada, é determinante para quando se trata de considerar o sucesso ou o insucesso de uma operação urbanística. É pois ainda muito cedo para um veredicto sobre a qualidade de um edifício que está em fase de conclusão e de instalação. Mas há opções que, uma vez explicadas a quem realmente estiver envolvido na experiência de “viver por dentro” as experiências emocionais contidas por estas paredes, compartimentos e percursos, aprofundam ou complementam a percepção que deles se tem. Como linguagem muito específica, do domínio da Arte, com um olhar desprevenido não se vê senão o que está à superfície. Pelo contrário, um olhar informado, pode permitir, a alguém realmente interessado, deixar-se envolver numa experiência mais profunda de entendimento daquilo que as formas dos volumes e a organização dos espaços pretendem “dizer”.

A crónica Educação, Três Tempos está “on-line” de 7 a 10 de Outubro, no "site" www.jornalobasto.com Depois destas datas poderá ainda ser lida no repositório que o mesmo jornal oferece, no espaço próprio de cada um dos colunistas.

 

[Créditos: a Arq.ª Susana Neiva, é a autora e a coordenadora do projecto do Centro Escolar Mondim Oeste]

 

Sítios relacionados com o tema:
Plano dos Centenários: um projeto de construção de escolas em larga escala, levado a cabo pelo Estado Novo, entre as décadas de 1940 e de 1960;
Projecto República Nas Escolas;
Inauguração de cem Centros Escolares na comemoração dos Cem Anos da República.

JNobre às 19:21
|