De 13 de Maio de 2006 a 31 de Dezembro de 2012, o meu primeiro blog

//Subscrever

Posts

Sábado, 11 de Julho de 2009

Gilberto Madaíl (dispensa apresentações…) admitiu, à partida para Espanha na passada quarta-feira, 8 de Julho, que a festa de apresentação de Cristiano Ronaldo, à afición madrilena e ao mundo, pode ter sido um bom contributo para a consolidação do projecto de candidatura, conjunta, de Portugal e Espanha, à organização do Campeonato do Mundo de… 2018!

Não sei que idade terá Gilberto Madaíl em 2018 e é legítimo perguntar: onde estará o Ronaldo daqui a nove anos? Também não se imagina quem, em Portugal, estará no cargo de primeiro-ministro onde, entretanto, a chefia do Estado irá a sufrágio e deverão realizar-se três eleições autárquicas: 2009, 2013 e 2017. Apesar disto, o sucesso ou o insucesso da operação “Mundial 2018” pouco ficará a dever a estes episódios, relativamente “menores”, dependendo mais de critérios mais complexos, de geo-estratégia política e económica, sobretudo desta última.
É certo que não há hoje um estudo, um relatório, um projecto que não seja “estratégico” mas, a três meses das eleições autárquicas não seria estranho que as diferentes candidaturas tivessem já avançado com a divulgação das suas propostas de governação e da arrumação dos pelouros, em função das competências dos candidatos e independentemente do género. Então sim, poderíamos debater as ideias e os projectos, tendo em conta o tempo e os recursos disponíveis, a partir de uma Visão partilhada, integradora e mobilizadora, de longo prazo.
JNobre às 23:30
|